22.9.09

dia local sem calçada, sem respeito e sem lei

Hoje foi comemorado o dia mundial sem carro. Uma iniciativa interessante e válida. Porém, só serviu mesmo para mostrar que as grandes cidades do Brasil ainda não estão preparadas para priorizar o tráfego de bicicletas, transporte público e pedestres. Diminuir a quantidade de automóveis nas ruas, a exemplo dos países na Europa, parece algo impossível já que nosso sistema de transporte público não funciona dignamente e não temos ciclovias suficientes para poder percorrer grandes trajetos. A alternativa ecológica que sobra é a velha caminhada, conhecida aqui no Ceará como "pédois".
Erro por cima de erro. Estacionamento ilegal e dois carros ocupam quatro vagas. Av. Pe. Antº Tomáz próximo à Av. Eng. Santana Jr.

Mas para isso precisamos das calçadas e da compreensão dos motoristas com péssimos hábitos, do respeito dos proprietários de estabelecimentos comerciais que utilizam as calçadas como estacionamentos ilegais e principalmente de uma fiscalização mais séria e ativa.
Veículos estacionados na calçada da Av. Pe. Antº Tomáz esquina com Av. Sen. Virgílio Távora

É preciso antes de tudo criar uma fiscalização para que este povo mal educado respeite as leis de trânsito. Aquelas da época da auto-escola que todos esquecem quando recebem a CNH definitiva. Aquela que diz que carros lentos devem trafegar pela faixa da direita, que não se deve fechar cruzamentos, que ônibus, caminhões e motos só devem trafegar pela faixa da direita, e de todas as outras. Sendo que a principal sempre será a de respeitar o próximo.



No vídeo acima é possível ver 14 veículos estacionados em cima da calçada e 3 placas de proibido estacionar NA AVENIDA! Mas, na calçada pode, né?

Vale lembrar o velho post deste blog da saga da Rua Afonso Celso, aquela em que se anda na contramão sem preocupação. Já completaram 3 meses que arrancaram a placa de contramão e até agora não foi reposta. Quem se importa? A minoria, sempre.

Dica: Visite também o Blog do Plínio Bortolotti.

Nenhum comentário: