30.10.09

ipod?

Sempre que eu me deparo com a imagem ao lado eu me pergunto se esta proteção ao poste é permitida ou não. Em caso de colisão de um veículo com um poste normal, provavelmente o quebraria e seria necessário sua reposição, porém o dano ao veículo e aos passageiros seriam menores, correto?

Entretanto, em caso de colisão com esta brutalidade de concreto o poste provavelmente ficaria intacto, porém tanto o veículo quanto os passageiros sofreriam danos maiores, visto que a área de impacto é multiplicada, no mínimo, duas vezes. Fiz uma rápida pesquisa mas as únicas referências que encontrei foram estas de abril de 2007 e fevereiro de 2008. Fica a dúvida.

Sem entrar no mérito da ocupação indevida de nossas calçadas que no caso é o menor dos problemas.

Acho que estou paranóico.

Um comentário:

Anônimo disse...

O problema não é bem a área de impacto que é multiplicada, mas sim a força de reação. Existe uma lei da física (1ª Lei de Newton) que diz o seguinte: Para cada ação existe uma força igual mas de sinal contrário como reação. Nesse caso a capacidade de absorção da força de impacto pelo poste e zero, fazendo com que o veículo que se chocou receba de volta as duas forças, a de ação e a de reação do poste, fazendo com que seus danos sejam bem maiores e o poste não sofra qualquer prejuízo. Isso é uma armadilha pra quem dirige, pois postes de uma maneira geral foram projetados para não suportarem esforços laterais e frontais, devendo quebrar e oferecer a mínima resistencia possivel em caso de choque, para preservar a vida humana.