20.7.09

super enganação


O Grupo Pão de Açúcar lançou no último dia 16 sua nova marca e reformulação na identidade visual das 145 lojas da rede. O conceito com a pergunta "O que faz você feliz?" mudará e a partir de agora a rede convida o consumidor a refletir sobre outras questões: "Quer fazer você feliz?", "Quer fazer alguém feliz?" e "Quer fazer o planeta feliz?". Também estão sendo distribuídas sementes de temperos para que os clientes plantem em suas casas. Eu mesmo recebi um saquinho com sementes de manjericão onde havia colado um adesivo com a nova marca.

Outra coisa que muda é o Cartão Mais, aquele cartãozinho de fidelidade e descontos que alguns perdem ou nunca acham na hora de passar as compras.

Antes era assim: a cada dois mil pontos [R$ 2.000 em compras] ganhava-se um bônus no valor de R$ 50,00, que podia ser abatido na compra seguinte. O benefício, portanto, equivalia a 2,5% de desconto no preço das mercadorias.

Agora, a rede mudou a forma de operar o cartão, reduzindo suas vantagens. Estabelecendo três faixas de decontos, assim:

• 3.000 pontos - R$ 20,00 [desconto de 0,66%]
• 6.000 pontos - R$ 50,00 [desconto de 0,83%]
• 9.000 pontos - R$ 100,00 [desconto de 1,11%]

Portanto, na melhor das hipótes, o benefício foi cortado em mais da metade e, na pior, foi reduzido a zero, já que 2.000 pontos não dá mais direito a nada.

Ou seja, quem já não via vantagem em ter o cartão agora é que não vai querer ter mesmo! De que adianta mudar a marca e conceito para melhor e tratar o cliente pior? Era melhor que ficasse como estava antes, não? Menos beleza e mais vantagens.

fontes: Blog do Plínio Bortolotti, Cidade Marketing e Marketing Max.

Nenhum comentário: