17.7.09

aproveite! 30 dias sem zona azul

Ontem os jornais da capital cearense noticiaram o fim da cobrança da tarifa de Zona Azul. Entretanto o serviço já não estava funcionando há um mês, mas a grande maioria da população não sabia.

O Sistema de Estacionamento Rotativo Zona Azul deve voltar a vigorar em 30 dias e, durante esse período, não será aplicada a multa correspondente (R$ 53,21 e três pontos na carteira).

Em Fortaleza, existem mais de 2.200 vagas em Zona Azul. Só na Aldeota são 1.414!

O principal objetivo do sistema é permitir a rotatividade de vagas, principalmente em áreas comerciais e em pontos turísticos da cidade, de forma a democratizar o acesso às vagas de estacionamento.

Porém, na minha humilde opinião esta taxa nunca deveria ter sido criada. Ao invés de criar taxas, os órgãos competentes deveriam se preocupar mais em fiscalizar e multar veículos que estacionam ocupando duas vagas, estabelecimentos que não respeitam o espaço público utilizando cones e cavaletes para impedir que qualquer carro estacione, criando constragimento aos cidadãos coniventes e revolta aos que não toleram este ato. Muitas vezes gerando desgaste e até insultos entre as partes envolvidas. Lembrando ainda os inúmeros casos de estabelecimentos que destróem calçadas para transformar em estacionamento privativo. Veja alguns exemplos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Fontes, Jornal O Povo, aqui, aqui, e aqui.

Um comentário:

Larissa Maia disse...

é realmente bastante util saber essa informação, muitas vezes alguns flanelinhas ainda possuem zona azul e nos vendem. Com essa informação podemos barrar essa cobrança impropria.