19.2.08

the dark side of the moon


Nesta quarta feira 20/02 teremos um eclipse lunar e não será um daqueles parciais. Este será um total, de cara para as Américas.

Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua atravessa a sombra da Terra. Assim o Sol, a Terra e a Lua formam um reta. Por causa das diferenças entres as inclinações das órbitas da Terra e da Lua é difícil ter um alinhamento perfeito. Esta é a principal razão para não termos um eclipse lunar toda Lua Cheia, ou um eclipse solar toda Lua Nova.

Mas nesta quarta-feira, o alinhamento será quase perfeito e deve ocorrer quando a Lua estiver bem alta para quem estiver nas longitudes das Américas. Isso vai proporcionar uma bela visão do fenômeno que deverá ter início às 21:35 hs.

A tabela abaixo indica os momentos do eclipse:

1. Entrada da Lua na penumbra: 21h35
2. Entrada da Lua na umbra: 22h43
3. Lua totalmente imersa na umbra: 00h01
4. Meio do eclipse: 00h26
5. Início da saída da umbra: 00h51
6. Saída total da umbra: 02h09
7. Saída total da penumbra: 03h17

O eclipse terá uma duração de 51 minutos, ou seja, a Lua permanecerá quase uma hora na parte mais escura da sombra da Terra. Para observar você só precisa de um local aberto que possa avistar a Lua. Se for longe das luzes da cidade, melhor ainda! Com uma luneta, ou telescópio mesmo pequeno é possível ver a sombra da Terra caminhando e cobrindo as crateras e montanhas da superfície lunar. Para quem mora em Fortaleza, uma dica é observar o eclipse no planetário do Centro Dragão do Mar, onde lunetas e telescópios estarão à disposição do público. No mais é torcer para uma noite de céu claro e curtir esse show da natureza que só se repetirá por aqui em 2015.

vi no Coió Online e G1 Observatório.

Nenhum comentário: